Participação integral na programação do FÓRUM SOCIAL TEMÁTICO 2012 – Adenir Maria Soares de Paula -Várzea Grande -MT e Jacinta Rezende – Juina – MT

12 de março de 2012 0 Por abhpopular

Participação integral na programação do FORUM SOCIAL TEMÁTICO 2012 de 23 A 29 de Janeiro de 2012 – ESPAÇO DE SAÚDE E CULTURA FRIDA KALLO – TENDA PAULO FREIRE – CHICO MENDES E IRMÃ DOROTHY em Porto Alegre –RS.

Os trabalhos foram iniciados com a apresentação do Grupo de Umbanda Axé e sua Cultura. Nesta roda de conversa marcaram presença diversas instituições e movimentos: Cultura dos Povos Indígenas (Morgana); Parteiras da Bahia (Maria dos Prazeres de Jaboatão dos Guararapes e suas companheiras); Ministério da Saúde Pública (Márcio Belock); Educação Cidadã e Saúde da Bahia (ir. Terezinha); Fiocruz –Manguinhos/ RJ ; Movimento Aquarela-RS(Veridiana); ABHP-Assoc .Brasileira de Homeopatia Popular (Adenir maria e Jacinta); Mulheres Camponesas do Acre (Célia e companheiras); Segurança Pública do Ceara (André); Educação Popular de saúde (Antenor); Movimento Chê  Guevara; Movimento Paulo Freire.

Participação nas rodas de conversas e debates ocorridas nas tendas Chico Mendes, Paulo Freire e Irmã Dorothy. Os temas foram os mais variados de acordo com a programação: apresentação de práticas populares(massagem-Reick-Homeopatia Popular e a ABHP; nos debates sobre aleitamento Materno; Farmácia viva e plantas medicinais; terapia de relaxamento; Rede Cegonha; trabalhos das parteiras; sobre o fortalecimento da Agricultura familiar, justiça social e ambiental; sobre a economia solidária e os cuidados uns com os outros “quem ama cuida de sí e dos outros”; Discussão do papel da ANVISA etc..

Participamos de programas de rádio comunitária presente no evento no debate sobre a saúde popular e a homeopatia.

Percebi que há uma intencionalidade e necessidade de uma articulação e fortalecimento das lutas populares sociais e de saúde para conseguir conquistar e garantir direitos diversos aos cuidados e prevenção da Saúde. Necessitamos ainda aprender a lidar com as diferenças e as diversidades, seja no campo da Educação Popular quanto nas instituições governamentais.

Pela ABHP falou-se do projeto formiguinha em comunidades na construção de um mundo viável às futuras gerações  necessidade de formação para as pessoas que atuam nos serviços de parteiras com formação e remuneração (projeto realizado em Juina-MT)…. No campo da homeopatia a ABHP trabalha sempre na perspectiva da construção de um mundo melhor e da formação e informação sobre a homeopatia popular…

Apesar de ter enviado proposta de oficina – não houve espaço para sua realização. Foi uma oportunidade de tornar a Homeopatia Popular desenvolvida na ABHP mais conhecida. Neste sentido foi importante os contatos estabelecidos para o fortalecimento das lutas de saúde e da ABHP.

Participamos ainda da sala de cuidados no atendimento das pessoas presentes no evento, em nosso caso com Florais de Bach e Homeopatia Popular.

Foram estabelecidos contatos significativos para a ampliação dos debates acerca da Homeopatia Popular nos grupos e comunidades interessadas, onde deixamos endereço e contatos, bem como para o fortalecimento da luta pela implantação da Homeopatia no SUS.