DO FÓRUM SOCIAL TEMÁTICO DE PORTO ALEGRE

DO FÓRUM SOCIAL TEMÁTICO DE PORTO ALEGRE

21 de janeiro de 2016 0 Por abhpopular

O FÓRUM E SEU DEBATE:

fst abertura

Caminhada do Fórum Social Mundial Temático em Porto Alegre-RS. Foto: Joka Madruga/Terra Sem Males

Caminhada do Fórum Social Mundial Temático em Porto Alegre-RS. Foto: Joka Madruga/Terra Sem Males

Segundo dia do Fórum Social Mundial Temático em Porto Alegre-RS. Foto: Joka Madruga/Terra Sem Males

Segundo dia do Fórum Social Mundial Temático em Porto Alegre-RS. Foto: Joka Madruga/Terra Sem Males

Segundo dia do Fórum Social Mundial Temático em Porto Alegre-RS. Foto: Joka Madruga/Terra Sem Males

Segundo dia do Fórum Social Mundial Temático em Porto Alegre-RS. Foto: Joka Madruga/Terra Sem Males

Segundo dia do Fórum Social Mundial Temático em Porto Alegre-RS. Foto: Joka Madruga/Terra Sem Males

Segundo dia do Fórum Social Mundial Temático em Porto Alegre-RS. Foto: Joka Madruga/Terra Sem Males

Forum Kaiowa Guarani

Forum Caminhada abertura Boaventura de Souza Santos foto de João FORUM Paul Singer e Elenice Forum Social Temático1 Forum contra código Florestal Forum Matriz Africana Forum Palestina Forum Caminhada abertura

Passos na marcha FST com a Bandeira da Economia Solidária

                                                                                          OLHA EU AÍ… Cantei a capela também o  Marçal Guarani I Tupã
                                                                                               antes da saída da Marcha… no caminhão de som

Vim do Fórum Social Temático de Porto Alegre com a Alma Lavada. Temos muito a fazer, todos e todas… Irei compartilhar nossas vivências, ênfases dos debates…

Foi aberto nossos trabalhos antes do Fórum onde estiveram pessoas preciosas estavam presentes VERINHA junto com SIMONE LEITE, SUELY e outr@s companheiros e companheiras, coordenando a dinâmica no Parque da Redenção. Enviarei em breve fotos que tenho em meu celular.

Novidades é o Encontro de Santa Cruz, que acima também ainda hoje compartilho.

Um abraço a todos e todas…

Precisamos de muita luta para que a DEMOCRACIA E JUSTIÇA triunfe.

TEXTO QUE ONTEM ENVIEI E CONDIVIDO COM A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE HOMEOPATIA POPULAR COMUNITÁRIA

 Amigo Amilcar… vim do Fórum Social Temático de Porto Alegre, grandes figuras de muitos países do mundo, também da Europa, Ásia, Palestina, EUA, Canadá, Chile,  Colombia, Argentina, Peru, Uruguai, Bolívia, Equador, da Centro América…de muitos lugares do Brasil, Nossa caminhada reunião na Abertura do Fórum 20.000 pessoas… mostra do poder popular no Brasil, e da unidade costurada entre as esquerdas, ainda sob a indecência do PSDB e de tudo o que há na direita mais fascista do planeta… que permite a degola de menino de dois anos mamando no peito de sua mãe indígena

Caminhada do Fórum Social Mundial Temático em Porto Alegre-RS. Foto: Joka Madruga/Terra Sem Males ESTE MENININHO TINHA A IDADE DE VITOR KAINGANG QUANDO FOI DEGOLADO ENQUANTO MAMAVA O SEIO DE MÃE. ELE FOI TRAZIDO À MARCHA PARA REPRESENTÁ-LO.

… Lá estavam os Kaingangs denunciando junto aos Kaiwá-Guarani, Terena, Charruas… o movimento negro organizado, as frentes sindicais unidas em torno da CUT… enfim, grandes vitórias… Um abraço com carinho lhe enviarei fotos significativas do evento. Estive assessorando o Grupos de Economia Solidária do Centro Oeste com Rio Grande do Sul, Santa Catarina,Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiania, Brasília, Minas Gerais… foi muito bom. E carreguei nosso bandeirão de 22 metros… pela avenida em uma marcha enorme e sem precedentes…Conto-lhe que Portugal esteve à frente desta vez. O Boaventura veio “envenenado”, como nunca o tinha visto, e foi aplaudido de pé, pois colocou todos os problemas mais sérios dos Fóruns que é sua prerrogativa politicas e que havia – de novo – uma tentativa de poupar o governos, os MST, Os partidos, inclusive o PT e Dilma sem se contrapor aos atos também autoritários… e disse, eu gostei muito… “queremos que Dilma fique, mas queremos a Dilma na qual todos e todas votaram, não essa que aí está…”. E, ainda que companheira do Brasil, que estava coordenando a sessão, era a presidenta da CLACSO Brasil, e tem sua ligação orgânica aos companheiros do Movimento Sem Terra… Cobrou: “agora mesmo no Rio Grande do Sul tem 1000 pessoas dos Sem Terra reunidos, era aqui que os Sem Terra deveriam estar!” Lavou a alma de todos e todas… gritou contra a sonegação de não uso das línguas indígenas, assinado pela presidenta; assinatura dos financiamentos das universidade pela empresas… o que ficará para os movimentos sociais? Qual a lisura? Denunciou a tentativa de terceirização das áreas de trabalho público; denunciou o “Currículo comum”… Nos fez muito bem estar lá…

A HORA será sempre aquela que temos que nos prende à terra… Nada de antemão está definido… Há tudo a ser feito já, hoje, amanhã e sempre. O que mais querem nossos adversários é precisamente a preternaturalização da história e defini-la como se não fôssemos nós que a fazemos com eles, história que não existe SEM-NÓS-E-ELES…

Boaventura, apesar de os títulos de IHU um autor ter publicado um artigo sobre a mesma fala que ouvi, o tom do seu título, era um tom de “fim da história”. Lhes direi isso, não era o  tom do Boaventura, e nem a plateia que o aplaudiu a quase cada parágrafo, convocava precisamente para que ninguém deixasse como está, e que havia tudo a ser feito com a esperança do I Fórum Social Mundial… que fôssemos organizadamente para a luta, que marcássemos posição com Dilma, que exigíssemos que ela assuma o que prometeu…  Isso é, que a Dilma na qual votamos, assuma o poder… Por outra, a verdade é que o governo continua muito sitiado, mas já houve muitas coisa comunicadas na evento, pelo Pedro Pontual, pelo Selvino Heck, pelo Conciani, todos mostrando que as política públicas, REDE cidadã, tudo absolutamente tudo estava já com recursos, a formação profissional, o avanço dos apoios às questões indígenas, mas ainda não anunciadas, porque terão que ser negociados ponto a ponto… E, em muitas notinhas de fim de jornal aparece recursos que já estão voltando ao país… Então, mais uma vez, não culpemos a Dilma, a força com que a atacam é precisamente porque ela não larga a rapadura por pensar na direção inversa uma ordem nova que fere o interesse daqueles que ganham mais e não pagam nenhum imposto…

Por isso, Dilma, para perplexidade e protesto, mudou o ministro; e, por isso, os ataques contra o PT são maiores e mais ferozes, contra Lula e Dilma… pois já está claro que a água cada vez mais batendo acima das pernas…

Não vamos fazer fogo amigo…

Lembro do que dizia de feliz memória em tempos bons de Mao Tse Tung, seus primeiro anos, em que ele dizia… “Se confundirmos nossos possíveis aliados com os nossos inimigos e adversários, estaremos fazendo a tática dos nossos inimigos…

CUIDEMOS TODOS COM ISSO.  Lembremos Merleau-Ponty há um trabalho mais difícil, e um caminho mais longo… O caminho curto é só miragem, parte sempre e apenas do que vemos, e não parte nunca do que ainda não vemos e está oculto…

E o bicho tem mais de quinhentos anos… dizia o Thiago de Mello. 

Infelzimente, de novo, a economia é tocada à FÉ… e essas coisas são muito perigosas, só pode a economia fazer viver, porque pode com facilidade fazer morrer…

Não deixe um minuto de afagar a esperança, o desespero é um caminho sem volta… A perda de um só, no nosso caminho, pode ser a perda da grande maioria.

Vamos conhecer o veneno,  vamos dizer que é cruel, perverso; mas vamos também construir as condições homeopáticas solidárias que permitam a compaixão, a implicação para poder torná-lo o melhor remédio que cura o que, antes, iria nos matar…

Um beijão no coração com muito carinho…

Passos

 

JUSTIÇA e TERRA E PAZ

Luiz Augusto Passos – Pela ABHP Comunitária Nacional.

22/01/2016